Cadeiras e Poltronas Charles Eames


Claro que vocês já ouviram falar nas cadeiras Charles Eames.... Elas são lindíssimas, misturando um estilo moderno em quase todos ambientes, dando um ar de sofisticação!

Mas afinal, quem foi Charles Eames, e porque essas cadeiras são tão conhecidas?

Charles Eames Jr nasceu em St louis (Missouri) dia 17 de junho de 1907 e morreu dia 21 de Agosto de 1978.

Charles Eames foi fortemente influenciado pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen.

Ele estudou arquitetura por dois anos na Universidade de Washington, antes de abandonar o curso. Existe um boato de que ele teria sido expulso por conta de suas ideias muito modernas. Enquanto continuava seus estudos na Academia de Arte de Cranbook, se tornou também professor e conheceu sua segunda esposa, a colega de faculdade Ray.

Eles eram chamados de "Casal de Ouro" e um de seus objetivos era baixar custos e democratizar as peças que produziam.

Ganhou, juntamente com Eero Saarinen, um de seus primeiros prêmios na categoria de “assentos” no Museu de Arte Moderna (MOMA) no CONCURSO design orgânico de 1941.

Em 1946, já consagrado, Charles Eames foi objeto da primeira retrospectiva pessoal dedicada a um só design no MOMA, onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso internacional - Competition for Low-Cost Furniture Design - com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série.

La Chaise foi uma das maiores inovações do design de cadeiras, onde Charles e Ray Eames não economizaram na criação, sendo responsáveis por mudar a forma de ver e apreciar o design e o mobiliário ate hoje. Uma verdadeira obra de arte feita em fibra de vidro com pés de madeira e aço, dona de um estilo indiscutível, é moderna e contemporânea graças às formas abstratas e suas linhas simples.

Os clássicos designs criados por Charles e Ray Eames são fantásticos e por isso resistem a todo esse tempo. Estão aí desde a década de 50, ajudando arquitetos e decoradores a criar ambientes modernos e contemporâneos. Inicialmente, seus trabalhos estavam focados no plástico, pois o novo material possibilitava fazer mais com menos. Logo descobriram que o plástico poderia ser moldado em formas orgânicas que se adaptavam perfeitamente ao corpo.

As primeiras cadeiras criadas pelo casal se tornaram um sucesso imediato.

A Eames Molded Plastic Chair, também conhecida como Shell Chair, foi a primeira cadeira plástica produzida em série, apresentada pela primeira vez no Museu de Arte Moderna em 1948. Uma forma simples e limpa, esculpida para acomodar o corpo com muito conforto.

A Cadeira DSR, também conhecida como cadeira Eiffel, por causa da arquitetura da sua base, foi desenhada por Charles e Ray Eames na década de 50. Sem medo de experimentar novos materiais, a cadeira DSR segue o estilo dos produtos projetados por ele nessa época. Apesar de ser originalmente projetada com fibra de vidro, atualmente ela é mais facilmente encontrada em Polipropileno ou Policarbonato no assento.

Ainda com sua mulher, criou vários móveis para a Herman Miller, na década de 50, como a poltrona conhecida como “Charles Eames”, de 1956, baseada em um protótipo exibido no concurso Organic Design in Home Furniture.

A poltrona Eames Lounge Chair, também criada pelo casal, é, provavelmente, a poltrona mais famosa de todos os tempos.

Lançada em 1956, além de confortável, essa poltrona se destaca pelo seu design, que inspirou inumeras criações posteriores de diversos outros designers, permanecendo moderna e popular até os dias de hoje. Por tudo isso, ocupa hoje o seu espaço na coleção permanente do Moma, em Nova York.

Sua primeira aparição foi no programa Home, de Arlene Francis, em 1956, e imediatamente entrou em produção na fábrica da Hermann Miller, nos EUA, indo posteriormente para a Europa, e nunca mais saiu de produção.

Nós amamos todos os projetos de Charles e Ray Eames! E algumas cadeiras você encontra disponível para encomenda na nossa loja online. Veja aqui!

Espero que tenham gostado do post de hoje! Deixe um comentário!

Beijos!

#cadeiras #charleseames #poltronas

86 visualizações

Assine nossa Newsletter!

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon